Centro de Pesquisas VIDAS

HISTÓRICO

Em 1981, nos EUA, o Dr. Alan Earl Beer - Professor de Ginecologia e Obstetrícia da Finch University of Health Sciences /The Chicago Medical School - foi o primeiro a descrever a imunização com linfócitos para tratamento de casais com perdas gravídicas.

Onze anos depois, o Dr. Ricardo Barini realizou seu pós-doutorado na Finch University of Health Sciences - The Chicago Medical School e, no ano seguinte, inaugurou o primeiro serviço especializado em Imunologia da Reprodução no Brasil, na Universidade de Campinas – Unicamp.

Por volta de 1998, Dr. Barini conheceu o Dr. Marcelo Cavalcante, que, nesse período, estava realizando sua residência médica na Unicamp. A partir dessa amizade, o Dr. Marcelo obteve conhecimento sobre a Imunologia da Reprodução.

Durante o ano de 2001, Dr. Marcelo Cavalcante realizou seu Fellowship em Chicago, com o Dr. Alan Beer e no ano seguinte iniciou sua atuação na área de Imunologia da Reprodução no Norte-Nordeste, mais precisamente na cidade de Fortaleza.

Em 2004, na cidade do Recife, Dr. Marcelo Cavalcante foi apresentado à Dra. Raquel Galvão, bióloga e especialista em genética. Nessa ocasião, foi idealizada a criação de um centro especializado que unisse as três áreas: Imunologia da Reprodução e Genética.

A união dessas áreas resultou, em 2005, no surgimento do VIDAS: um programa afiliado ao "The Alan E. Beer Center for Reproductive Immunology & Genetics", dirigido pelo pioneiro Dr. Alan Earl Beer.

 
Rua Frei Matias Teves, n. 280 - Empresarial Albert Einstein, salas 113/115 - Ilha do Leite - Recife - PE
FONE: (81) 3222-2663