Centro de Pesquisas VIDAS

ARTIGOS

Balanço de citocinas na gestação normal, no aborto recorrente e falhas da implantação.

Marcelo Borges Cavalcante
Pós-graduando da Universidade Federal do Ceará - UFC

Mecanismos imunológicos estão envolvidos na fisiopatologia de agravos na ginecologia-obstetrícia, por exemplo: infertilidade, endometriose, eclampsia/pré-eclampsia, aborto e falhas de implantação embrionária.

Apesar de um grande número de células do sistema imunológico, o feto, considerado um semi-enxerto, consegue sobreviver ao período gestacional. Durante a gestação, o sistema imune materno - linfócitos T, linfócitos B e células natural killer (NK) - desencadeia resposta humoral e celular, produzindo imunorreguladores, entre eles vários citocinas.

O sistema imunológico humano produz, principalmente, dois subtipos de resposta, resposta T Helper 1 (Th1) e T Helper 2 (Th2). Os linfócitos T Helper virgem possuem a capacidade de se diferenciarem em Th1 ou Th2, essa diferenciação é determinada, principalmente, por interleucinas do meio. A resposta Th1 produz interleucina como: IL-2, INF-gama e TNF-alfa. Células Th2 secretam, por exemplo: IL-4, IL-5, IL-10. O balanço entre a resposta Th1 e Th2 é influenciado por diversos fatores, com tendência a prevalecer uma resposta.

A molécula HLA-G, presente no tecido trofoblástico do embrião, e as células NK, encontradas na decídua materna, são decisivas na determinação da resposta Th2 na gestação normal. Falhas nesse reconhecimento direciona a uma resposta Th1, com ativação das células NK e suas conseqüências deletérias ao tecido trofoblástico , observada em pacientes com aborto de repetição e falhas de implantação em ciclos de reprodução assistida.

OUTRAS ARTIGOS

Vacina pode evitar aborto de repetição
Advogada é mãe após quatro perdas
Tratamento causa polêmica entre médicos
Imunologia da Reprodução I
Imunologia da Reprodução II
Aborto Recorrente
Imunoterapia para Aborto Recorrente
Fatores de risco para tromboembolismo na gestação
Balanço de citocinas na gestação normal, no aborto recorrente e falhas da implantação
Imunoglobulina em Falhas de Fertilização in Vitro

 

 
Rua Frei Matias Teves, n. 280 - Empresarial Albert Einstein, salas 113/115 - Ilha do Leite - Recife - PE
FONE: (81) 3222-2663